domingo, 12 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO


VACINAÇÃO EM CRIANÇAS: Prevenir para não remediar.

O bem mais precioso que possuímos é a saúde, que depende de vários fatores. Dentre eles, a vida moderna nos ensina que um dos mais importantes é a vacinação na infância. A prevenção de doenças desempenha, de fato, um papel fundamental na obtenção de uma saúde perfeita. Afinal, alguns distúrbios comuns e mesmo inofensivos, característicos da infância, quando mal-curados, podem provocar danos irreversíveis.

Toda criança precisa de vacinas. É a maneira mais simples e eficiente de prevenir algumas doenças. Para se esclarecer sobre o assunto, os pais devem fazer visitas regulares ao pediatra, pois ele poderá orientar, discutir a necessidade de vacinas especiais e informar sobre o surgimento de vacinas novas.

Confira abaixo as respostas para as dúvidas mais freqüentes sobre vacinação:

Para que servem as vacinas?As vacinas são produzidas a partir de vírus ou bactérias, para estimular o sistema imunológico das crianças a produzir anticorpos contra as doenças. Uma vez vacinada, caso a criança entre em contato com esses vírus ou bactérias, seu sistema imunológico terá condições de reconhecê-los e prontamente eliminá-los.

Meu filho apresentará efeitos colaterais?As vacinas podem causar algumas reações, que em geral são benignas e de curta duração (de 48 a 72 horas). As mais comuns são febre e dores pelo corpo, que podem ser amenizadas com o uso de analgésicos a critério médico. Reações mais graves são extremamente raras. Lembre-se que as doenças causam mais males às crianças do que as vacinas.

Meu filho está resfriado. Posso vaciná-lo?Em geral, o resfriado não impede que se vacine a criança, desde que ela esteja em bom estado e sem febre. Se você tiver alguma dúvida em relação à vacinação ou qualquer assunto relacionado à saúde de seu filho, consulte sempre seu pediatra.

CALENDÁRIO: FUNDAMENTAL

Assim, para que seu bebê goze de uma perfeita saúde e a mantenha quando atingir a idade adulta é imprescindível acompanhar e cumprir rigorosamente o calendário de vacinação. Todos os bairros da Capital possuem centros de saúde que realizam essas vacinações. Informe-se sobre o centro mais próximo de sua casa pelo telefone: 1520 (Disque Saúde).
Calendário de Vacinação
BCG (Tuberculose):
1ª dose - 1 mês
2ª dose - a partir de 6 anos (reforço)
HEPATITE B:
1ª dose - 1 mês
2ª dose - 2 meses
3ª dose - 7 meses
PÓLIO:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
DPT (difteria, tétano e coqueluche):
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
HAEMOPHILUS:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
SARAMPO: Dose única - 9 meses
MMR (sarampo, caxumba, rubéola):
1ª dose - 15 a 18 meses
2ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
DT (difteria e tétano):
1ª dose - 11 a 12 anos.

MAIS SOBRE O TESTE DO PEZINHO


O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

Através do Teste do Pezinho básico efetuado no estado de São Paulo podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias. Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.

O Laboratório APAE de São Paulo foi o primeiro a implantar o Teste do Pezinho no Brasil e na América Latina e hoje é reconhecido como um dos três maiores do mundo nesse segmento, realizando exames para cerca de 300.000 crianças por ano. Teste do Pezinho: Um Direito dos Brasileiros A iniciativa da APAE de São Paulo de trazer para o Brasil, em 1976, um exame conhecido na época como “Screening Neonatal” deu origem à lei que conferiu o direito a todo recém-nascido brasileiro de realizar o Teste do Pezinho, através do Programa Nacional de Triagem Neonatal - PNTN. Hoje toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito. Esses exames são realizados em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde e as coletas de sangue são realizadas nas maternidades públicas ou nos postos de saúde. Dia 6 de junho “Dia Nacional do Teste do Pezinho” O Governo brasileiro, em reconhecimento ao grande serviço prestado à saúde pública, instituiu o dia 6 de junho como “Dia Nacional do Teste do Pezinho”. O projeto de lei foi proposto pelo Senador Flavio Arns, cuja iniciativa busca instituir uma data comemorativa e lembrar que o exame é um direito de todos os brasileiros. Conheça os tipos de Teste do Pezinho da APAE de São Paulo: Teste do Pezinho Básico: composto por três diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias. Teste do Pezinho MAIS: composto por dez diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias Deficiência de G-6-PD, Fibrose Cística, Galactosemia, Leucinose, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Toxoplasmose Congênita. Teste do Pezinho SUPER: faz o diagnóstico de 46 patologias, é um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes. O teste SUPER inclui em seu painel, além de 10 doenças dos Testes do Pezinho BÁSICO e MAIS, outros 36 diagnósticos de aminoacidopatias, defeitos do metabolismo dos ácidos graxos e das acidemias orgânicas, realizados através da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas – MS/MS Tandem.

ILUSÕES DO AMANHÃ


Por que eu vivo procurando um motivo de viver,

Se a vida às vezes parece de mim esquecer?

Procuro em todas, mas todas não são você.

Eu quero apenas viver, se não for para mim, que seja pra você.

Mas às vezes você parece me ignorar, Sem nem ao menos me olhar,

Me machucando pra valer. Atrás dos meus sonhos eu vou correr.

Eu vou me achar pra mais tarde em você me perder.

Se a vida dá presente pra cada um, o meu, cadê?

Será que esse mundo tem jeito? Esse mundo cheio de preconceito.

Quando estou só, preso na minha solidão,

Juntando pedaços de mim que caíam ao chão,

Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.

Talvez eu seja um tolo, que acredita num sonho.

Na procura de te esquecer, eu fiz brotar a flor.

Para carregar junto ao peito, E crer que esse mundo ainda tem jeito.

E como príncipe sonhador... Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.



PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - APAE) Este poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade, de excepcional... Excepcional é a sua sensibilidade! Ele tem 28 anos, com idade mental de 15. Se uma pessoa assim acredita tanto, porque as que se dizem normais não acreditam.

domingo, 5 de julho de 2009

Tudo que hoje preciso saber, aprendi no jardim-de-infância.




"Tudo que hoje preciso saber - sobre como viver, o que fazer e como ser - aprendi no jardim-de-infância.
A sabedoria não se encontrava no topo da montanha da pós-graduação, mas no montinho de areia da escola.
Estas são as coisas que lá aprendi:
-Compartilhar tudo.
-Jogar dentro das regras.
-Não bater nos outros.
-Colocar as coisas de volta onde pegou.
-Arrumar a bagunça.
-Não pegar as coisas dos outros.
-Pedir desculpas quando machucar alguém.
-Lavar as mãos antes de comer.Dar a descarga.



"Biscoitos quentinhos e leite frio fazem bem para você".

Para levar uma vida equilibrada - "aprenda um pouco, pense, desenhe, pinte, cante, dance, brinque e trabalhe um pouco todos os dias".

Quando sair, cuidado com os carros: dar as mãos e ficar juntos.
Reparar nas maravilhas da vida: "Lembre-se da sementinha no copinho plástico: as raízes descem, a planta sobe e ninguém realmente sabe como ou porque, mas somos todos assim".
O peixinho dourado, o hamster, os camundongos brancos e até mesmo a sementinha no copinho plástico - todos morrem. Nós também.
"E lembre-se da sua cartilha e da primeira palavra que você aprendeu - a maior de todas. OLHE".
"Tudo o que você necessitar saber, está lá, em algum lugar. A Regra de Ouro é o amor e a higiene básica".
Pegue qualquer desses itens, coloque-o em termos mais adultos e sofisticados e aplique-o à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós - no mundo todo - tivéssemos biscoitos com leite todos os dias por volta das 3 da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.
Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver todas as coisas ao lugar em que as encontraram e arrumassem a bagunça que fazem.
E é sempre verdade, não importando a idade: ao sair para o mundo, é sempre melhor dar as mãos e ficar juntos.
Autor desconhecido

sexta-feira, 3 de julho de 2009

FESTA JUNINA




A festa Junina da E.M.E.I. aconteceu no dia 20 de junho de 2009, havia brincadeiras como bingo, tomba-lata, peixinho e argola. Nos comes e bebes, vendemos pipoca, milho verde, bolos, doces, refrigerante, pastel e muito mais... A festança foi de arrasar! As crianças dançaram, os pais dançaram e o arraiá não teve hora pra acaba. Os pais participaram da doação de prendas, do mister e miss caipirinha, da barraca das mães... Foi um dia marcante para os nossos alunos, pois para muitos era a primeira grande festa, grande apresentação. Todos os professores se envolveram e o resultado não poderia ter sido outro... SUCESSO!

PARA PENSAR



" Já não sou mais como antes,
valorizo cada gesto, cada olhar,
interpreto a realidade e a pinto das cores que desejo..."


Pensando sobre a minha vida de educadora, busco refletir e repensar sobre como iniciei e hoje como me encontro. Antigamente, ou melhor a 6 anos atrás, iniciava cheia de esperança em realizar um bom trabalho com as crianças de educação infantil - pensava em "ensinar". Depois de alguns, (poucos) anos, prosseguia cheia de vontade em ampliar as idéias e atingir um número maior de pessoas - pensava em ensinar e colher os frutos já plantados.
Hoje, digo hoje, neste ano, inicio comprometida, envolvida, em não só ensinar, progredir e colher, mas de aprender, aprender a aprender, e aprender não significa não ensinar, mas colher o que o outro têm de melhor, não achando que foi você que plantou, mas você que cuidou e continua alimentando o valor da vida através de verdadeiros e pequenos atos. Um dia ouvi de Emilia Cipriano (Educadora) a seguinte frase: " Difícil com certeza, trabalhoso sim, necessário extremamente...", e ao ouví-la tive um só pensamento, todo trabalho gera cansaço, no cansaço, tudo parece ser difícil, mas quando por caminhos extremamente complicados, descobrimos em nós uma luz interior forte, que mesmo ignorada brilhava...
Chegamos a conclusão de que tudo que passamos e vivemos foi extremamente necessário. É melhor pecarmos pelo excesso do que pela falta de interesse e estímulo.
Dê aos outros, neste dia o melhor de você, e com certeza quem se sentira feliz será você mesmo. Ouse...
Autoria: Regiane A. S. Coelho
Professor Coordenador Pedagógico.
E.M.E.I. Vereador Elias Andere.

SUFICIÊNCIA





Em uma cidade havia um pianista, muito conhecido ele ensinavamuitos a tocar, todos os seus alunos comentavam uns com os outros o q tinham aprendido na aula....e havia um garoto na cidade que ouvindo sobre o pianista, sentiu em seu coração o desejo de apreender a tocar piano, mas logo pensou: não tenho como pagar por essas aulas, por isso ficou desanimado e imaginou que se ele se tornasse amigo do pianista, poderia então ter aulas de graça.... Os dias passaram e como de costume este menino sentava-se abeira do rio e ali ficava sozinho por muito tempo, até que um dia ,o pianista se aproximou dele e perguntou se podia ficar ali com ele, o menino respondeu que sim, mas logo avisou que ele que ia àquele lugar para nãoser incomodado....conversaram durante um tempo e o pianista perguntou se ele gostaria de ter aulas, e como amigos estas aulas seriam de graça, o menino se alegrou, e logo começou a freqüentar as aulas. Num certo dia o professor pediu que ele tocasse sozinho, mas o menino logo avisou que só se lembrava da melodia, o professor mais uma vez falou: toque para mim, e o menino assim o fez, e nas falhas do menino seu mestre o ajudava... Os dias se seguiram e aquele menino foi sendo preparado paratocar o que tinha aprendido com seu mestre, e assim fazer com que muitosouvissem o som que este relacionamento gerou...e esse dia chegou então em uma apresentação deste menino, e ele tocava olhando para seu mestre, mas estava tão preocupado em não errar pra não decepcionar seu mestre que via erro onde não tinha, quando terminou sua apresentação saiu correndo decepcionado e nem percebeu que havia uma multidão o aplaudindo de pé, depois disso deixou então de ver seu mestre... Mas um dia como de costume, ele estava a beira do rio e seu mestrechegou e perguntou porque ele tinha deixado de ir a sua casa ter as aulas, o menino logo respondeu que tinha errado muito e que não correspondeu as expectativas de seu mestre...mas em sabedoria seu mestre lhe respondeu que seus erros não lhe surpreendiam, e nem suas debilidades, pois quando o chamou para ser seu amigo e aluno estava também se dispondo a ajudá-lo sempre, pois o que você não é eu sou em você.... O pianista é Jesus e este menino é você, a intenção é que vocêentenda que, se você fosse suficiente, não precisaria de ajuda e nem de Jesus, ele quer ser seu mestre e a suficiência deixe com ele, pois, o quevocê não é Ele é em você...
Texto extraído do livro: Quando ser bom não basta de Stephan Brown.