domingo, 12 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO


VACINAÇÃO EM CRIANÇAS: Prevenir para não remediar.

O bem mais precioso que possuímos é a saúde, que depende de vários fatores. Dentre eles, a vida moderna nos ensina que um dos mais importantes é a vacinação na infância. A prevenção de doenças desempenha, de fato, um papel fundamental na obtenção de uma saúde perfeita. Afinal, alguns distúrbios comuns e mesmo inofensivos, característicos da infância, quando mal-curados, podem provocar danos irreversíveis.

Toda criança precisa de vacinas. É a maneira mais simples e eficiente de prevenir algumas doenças. Para se esclarecer sobre o assunto, os pais devem fazer visitas regulares ao pediatra, pois ele poderá orientar, discutir a necessidade de vacinas especiais e informar sobre o surgimento de vacinas novas.

Confira abaixo as respostas para as dúvidas mais freqüentes sobre vacinação:

Para que servem as vacinas?As vacinas são produzidas a partir de vírus ou bactérias, para estimular o sistema imunológico das crianças a produzir anticorpos contra as doenças. Uma vez vacinada, caso a criança entre em contato com esses vírus ou bactérias, seu sistema imunológico terá condições de reconhecê-los e prontamente eliminá-los.

Meu filho apresentará efeitos colaterais?As vacinas podem causar algumas reações, que em geral são benignas e de curta duração (de 48 a 72 horas). As mais comuns são febre e dores pelo corpo, que podem ser amenizadas com o uso de analgésicos a critério médico. Reações mais graves são extremamente raras. Lembre-se que as doenças causam mais males às crianças do que as vacinas.

Meu filho está resfriado. Posso vaciná-lo?Em geral, o resfriado não impede que se vacine a criança, desde que ela esteja em bom estado e sem febre. Se você tiver alguma dúvida em relação à vacinação ou qualquer assunto relacionado à saúde de seu filho, consulte sempre seu pediatra.

CALENDÁRIO: FUNDAMENTAL

Assim, para que seu bebê goze de uma perfeita saúde e a mantenha quando atingir a idade adulta é imprescindível acompanhar e cumprir rigorosamente o calendário de vacinação. Todos os bairros da Capital possuem centros de saúde que realizam essas vacinações. Informe-se sobre o centro mais próximo de sua casa pelo telefone: 1520 (Disque Saúde).
Calendário de Vacinação
BCG (Tuberculose):
1ª dose - 1 mês
2ª dose - a partir de 6 anos (reforço)
HEPATITE B:
1ª dose - 1 mês
2ª dose - 2 meses
3ª dose - 7 meses
PÓLIO:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
DPT (difteria, tétano e coqueluche):
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
HAEMOPHILUS:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
SARAMPO: Dose única - 9 meses
MMR (sarampo, caxumba, rubéola):
1ª dose - 15 a 18 meses
2ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
DT (difteria e tétano):
1ª dose - 11 a 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário